Conceitos de Isolamento e Tratamento Acústico

Isolamento e Tratamento Acústico

Você sabe qual a diferença entre isolamento e tratamento acústico?

Essa é uma dúvida comum, já que muitas vezes são compreendidos como iguais, porém são assuntos completamente diferentes.

Isolar acusticamente uma sala ou estúdio é impedir que o som transite de um ambiente para outro. Parece simples, né? Mas para que o isolamento seja eficiente é necessário utilizar os materiais certos para se obter um bloqueio eficiente das ondas sonoras.

A eficácia do isolamento acústico é obtida através da associação de materiais de diferentes densidades, criando o efeito massa-mola o que dificulta a transmissão das ondas sonoras. 

O tratamento acústico nada mais é do que controlar as deficiências sonoras de um ambiente

São exemplos de deficiências acústicas em um ambiente: reverberação excessiva; zonas de concentração de frequências, alta reflexão, frequências fora de fase que são causadas por assimetria e dimensões estruturais, materiais de alta reflexão como vidro, concreto, pisos cerâmicos e etc…

Além de desenvolvermos projetos de tratamento acústico pensados em cada cliente e necessidade, nós também produzimos as peças acústicas responsáveis por tratar o ambiente, com design exclusivo que dão personalidade a cada projeto.

Fazem parte do nosso catálogo de produtos:  painéis absorvedores simples, painéis absorvedores de dupla densidade, difusores QRD,  difusores Spectro, difusores Fractal, bass traps de membrana sintonizada e bass traps helmot.

Em nossos projetos de isolamento, específicos para estúdios musicais, home theaters e salas de audição crítica, são incorporados um pré projeto de tratamento acústico que contém as angulações corretas para tratar certas frequências estacionárias, aumentando a eficiência acústica.